Desvio portossistêmico (shunt) intra- hepático em canino: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n11a442.1-6Palavras-chave:
circulacao sistemica, desvio portossistemico, ultrassonografia, veia portaResumo
O presente relato tem como objetivo apresentar um caso de desvio portossistêmico (shunt) em um canino, macho, com dois meses de idade. Após dados sobre a anamnese, sinais clínicos, exame clínico e complementar, chegou-se ao diagnóstico de desvio portossistêmico intra-hepático. A ultrassonografia abdominal com Doppler foi fundamental para o diagnóstico, onde foi possível visualizar a presença de vaso anômalo entre artéria hepática e veia porta. Durante o protocolo terapêutico de estabilização do paciente para posterior correção cirúrgica, o animal veio a óbito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Tairine Melo Costa, Gilmara Muniz Baima, Jéssica Maria da Silva Sousa, Vanessa Brígida Pinheiro Rodrigues, Thamara Barrozo Sampaio, Eglésia Rodrigues Leite Fernandes, Daniele Benigno Mota, Leidiane Sousa Santos, Iuliana Marjory Martins Ribeiro, Amanda da Costa Andrade, Thiago Vargas da Silva, Joilson Ferreira Batista, Sávio Matheus Reis de Carvalho, Raylson Pereira de Oliveira, Márcia Paula Oliveira Farias, Francisco Lima Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.