Demodiciose em gatos domésticos: revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n11a460.1-9Palavras-chave:
Demodex, dermatopatia, diagnóstico, felino, tratamentoResumo
A demodiciose é considerada incomum na dermatologia em felinos. Em contrapartida, em cães, é uma das alterações cutâneas mais frequentemente atendidas na clínica de pequenos animais. Pode ser causada pelo ácaro Demodex cati ou pelo D. gatoi e tem sido reportado envolvimento de ácaros ainda não nomeados. Diferentes técnicas de diagnóstico e tratamento tem sido estudados recentemente principalmente para a caninos, porém, existem poucos estudos atuais sobre o tema em felinos, e, dessa forma, este revisão bibliográfica tem por objetivo realizar um compilado acerca dessa dermatopatia, descrevendo sua epidemiologia, apresentações clínicas, diagnóstico e opções terapêuticas atuais, pois como se sabe, a população felina doméstica está em ascensão nos últimos anos, e há a tendência de aumento da casuística de atendimentos de dermatopatias nessa espécie, em especial a demodiciose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marilia Avila Valandro & Rochelle Gorczak
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.