Aspecto higiênico e sanitário da carne moída comercializada no município de Sinop-MT
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n11a456.1-7Palavras-chave:
análises microbiológicas, Escherichia coli, Salmonella sppResumo
Resumo. A carne bovina moída é um alimento altamente perecível e requer métodos de conservação e manipulação adequados. É comercializada em açougues, supermercados e mercearias e possui recomendações higiênico-sanitárias preconizadas por uma legislação. A Instrução Normativa Nº 83, de 21 de novembro de 2003, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entende por carne moída o produto cárneo obtido a partir da moagem de massas musculares de carcaças de bovinos, seguido de imediato resfriamento ou congelamento. Para realização do presente trabalho foram utilizadas 20 amostras de carne moída à granel refrigeradas e provenientes de estabelecimentos comerciais no município de Sinop-MT, as quais foram submetidas às análises microbiológicas. As condições higiênico-sanitárias foram verificadas através da presença de Salmonella sp. e Escherichia coli, contagem de microrganismos aeróbios mesófilos e determinação do número de coliformes totais e termotolerantes. A presença de Salmonella spp. foi verificada em 55% e E. coli em 60% das amostras. A contagem de microrganismos aeróbios mesófilos variaram de 2,6x102 a 1,9x106 UFC/g. Os valores da determinação de coliformes totais variaram de 2.400 NMP/g, enquanto que para termotolerantes variaram de 3 a >2.400 NMP/g. Estes resultados são importantes, pois 55% das amostras de carne moída pesquisadas apresentaram-se em desacordo com o estabelecido na Resolução RDC n°12 (Ministério da Saúde) para carne in natura. Não há na legislação um padrão para coliformes totais e termotolerantes, E. coli e micro-organismos aeróbios mesófilos, porém são importantes, pois são indicadores de más condições higiênico-sanitárias, e alguns capazes de causarem doenças transmitidas por alimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Carolina Zorzo, Ludmila Beraldo Santos, Kairo Adriano Ribeiro de Carvalho, Taís Ramalho dos Anjos, Thaís Badini Vieira, Camila Beraldo Santos, Pedro Henrique Duarte Sandamann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.