Semiologia oftálmica veterinária: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n04a1082.1-18Palavras-chave:
Animais, oftalmologia, propedêuticaResumo
A semiologia é a área de estudo que provê a metodologia do exame clínico, interpreta sintomas e reúne elementos necessários para o diagnóstico e a evolução do caso de um animal enfermo. Nos últimos anos, com o avanço de técnicas e publicações de estudos na área de oftalmologia, possibilitou-se grandes conquistas nesta especialidade veterinária, permitindo assim a identificação precoce de doenças oculares. Apesar de médicos veterinários utilizarem tecnologia especializada, um exame oftálmico pode ser realizado com o uso de equipamentos simples e de forma completa. Objetivou-se com este trabalho realizar um levantamento bibliográfico acerca da semiologia oftálmica em animais domésticos, destacando pontos cruciais na realização do exame oftálmico, tais como instrumentação utilizada, técnicas diagnósticas, principais testes utilizados e particularidades do sistema visual dos animais domésticos. A abordagem diagnóstica em oftalmologia deve ser realizada de forma metódica. A anamnese, a inspeção visual e os principais testes e exames adotados são indispensáveis à condução do caso clínico e ao sucesso da abordagem terapêutica. Conclui-se, então, que é de suma importância a realização de trabalhos com a temática de semiologia oftálmica veterinária, auxiliando profissionais no exame clínico e, posteriormente, no diagnóstico e tratamento adequado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brenda Cordeiro Bastos, Deborah de Oliveira Soares, Juliana Orlando Silva, Maria Eduarda de Souza Pinto Albano, Ana Luiza Nunes Galdino, Gabriel Batistuta de Souza Lima, Lydia Gurgel Facundo Berger, Lucas Agueiro de Carvalho, Acácio Duarte Pacheco, Soraia Figueiredo de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.