Utilização de ferramentas digitais na pecuária e extensão rural
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n12a469.1-9Palavras-chave:
agronegócio, aplicativos móveis, gestão, produtividadeResumo
Neste trabalho foi realizado um levantamento sobre os aplicativos móveis disponibilizados de forma gratuita e em língua portuguesa, voltados para a gestão no setor agropecuário e seu alcance. Para isto, foram realizadas pesquisas com palavras-chave nas lojas online Google Play e Apple Store, nas plataformas Android e iOS, respectivamente. O alcance foi estimado pelo número de downloads diretos para cada aplicativo móvel identificado. Foram encontrados trinta e cinco aplicativos móveis, destes, vinte e nove são pertencentes a empresas de iniciativa privada e seis oriundos de programas de esfera pública. A maioria dos aplicativos foi disponibilizada em 2017, denotando aumento da demanda no setor. Mais da metade dos aplicativos identificados são voltados para o setor de bovinocultura de corte ou leite, contudo, há indícios de uma potencial demanda para as demais categorias de aplicativos, indicada pelo alcance via downloads diretos. O comportamento observado nos dados é que aplicativos específicos tem alcance direto maior do que aplicativos genéricos de gestão. As ferramentas digitais vêm gradativamente conquistando espaço na produção animal, a internet mostra-se um excelente veículo para difundir informações técnicas geradas por pesquisadores e levá-las ao campo, atendendo à crescente demanda por informações técnicas e atuais em todos os segmentos da pecuária.
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Copyright (c) 2019 Laya Kannan Silva Alves, Gustavo Pereira Viana, Camila Raineri
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