Utilização de retalho de avanço em tumor de cabeça e pescoço em um cão: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n1a482.1-7Palavras-chave:
flap, cirúrgica reconstrutiva, tumorResumo
O termo cirurgia reconstrutivo, faz referência à utilização de diferentes técnicas de reconstrução tecidual, como suturas, incisões, retalhos (flaps) e enxertos, na correção de defeitos de pele traumáticos, quando o fechamento primário não é possível devido a um excesso de tensão no tecido. A face, quando intervencionada cirurgicamente, é frequentemente sede de reconstruções plásticas, uma vez que se torna impossível o encerramento primário da ferida cirúrgica sem o aparecimento de linhas de tensão excessivas que comprometam quer a cicatrização, quer a funcionalidade das estruturas adjacentes ao defeito, como por exemplo, as pálpebras ou a boca. Objetivou-se descrever o caso de um canino, fêmea com nódulo ulcerado em região de lábio superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Debora Flaminio Zoia, Bruno de Tulho Augusto Roque Lima, Larissa Ebel Pacifico Negrão, Caroline Corrêa de Tulio Augusto Roque, Gustavo Marques Abreu Serrão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.