Prevalência de endoparasitas em Progne chalybea no dormitório em Chapecó, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n1a485.1-6Palavras-chave:
andorinha-grande, Capillaria, Eimeria, IsosporaResumo
Por vários anos a andorinha-grande (Progne chalybea) utiliza como dormitório coletivo o centro da cidade de Chapecó no período que antecede a migração, oportunidade única para se obter dados ecológicos da espécie. A aproximação de aves de vida livre com o ser humano pode ser uma preocupação devido a possibilidade de transmissão de patógenos, assim como, as aves podem ser contaminadas por patógenos humanos ou de animais domésticos. Esse estudo verificou a prevalência de endoparasitas nas amostras fecais de P. chalybea, coletadas no dormitório, no período de abril a maio de 2019. Os dados preliminares sugerem o parasitismo por Capillaria e coccídeos (oocistos sugestivos dos gêneros Eimeria e/ou Isospora). Sabe-se que a ocorrência de endoparasitos pode ser utilizada como parâmetro sanitário. Portanto, é importante a continuidade dos trabalhos a fim de determinar quais espécies de parasitos a P. chalybea possui. Ademais, este dados podem ser utilizados em inferências de saúde das aves, visto que elas prestam um importante serviço ecológico no controle de insetos vetores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Mariléa Fátima Matiazzo, Gustavo Dalavale, Jackeline Karsten Kirinus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.