Elaboração e caracterização do pão enriquecido com farinha a base de buriti (Mauritia flexuosa L.)
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n1a497.1-5Palavras-chave:
Antocianina, buriti, flavonoides, pãoResumo
O buritizeiro é uma palmeira de um único caule, com altura aproximada de 28 a 35 metros. O fruto possui tamanho de 4 a 7 cm com polpa de cor alaranjada, rica em vitaminas A, B, C, minerais como cálcio e ferro, além de proteínas, ácidos graxos oléicos, palmíticos, carotenóides e polifenóis. Objetivou-se nesta pesquisa elaborar e caracterizar o pão enriquecido com farinha a base de buriti (Mauritia Flexuosa L). Inicialmente foram coletados frutos in natura no município de Afuá, Pará e transportados para o Núcleo de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). Efetuou-se o despolpamento dos frutos, produção da farinha e pão e realização da análise físico-química da composição centesimal de (umidade, cinzas, proteínas, lipídeos, carboidratos) e composto químicos (antocianina e flavonóides) da polpa, farinha e pão. Além disso, foram realizadas as análises microbiológicas (Staphylococcus, Salmonella e Coliformes Termotolerantes) da farinha e do pão de buriti. Pela caracterização de análises físico-química do pão obteve-se os seguintes resultados: proteína 11,35 ± 0,02%, lipídeos 7,19 ± 0,01%, carboidratos 43,13,% de umidade35,78 ± 0,03%, cinzas 2,55 ± 0,002%, antocianina 0,130 ± 0,009%, flavonóides 0,03 ± 0,004%. O pão a base de farinha de buriti demonstrou ser apto para o consumo. As análises microbiológicas detectaram valores recomendados por lei.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rodrigo Chermont Gomes, Kriscya Lorena Frazão Coimbra, Anne do Socorro Santos da Silva, Antonio Carlos Souza da Silva Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.