Sistema de aquaponia em escada: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n1a500.1-9Palavras-chave:
água, amônia, recirculação, tilápiaResumo
O crescente aumento da população mundial e a necessidade de suprir toda demanda nutricional, exige o desenvolvimento de novas técnicas de produção alimentar. Assim surge a aquaponia, que integra o cultivo de peixes e a agricultura hidropônica, promovendo um sistema sustentável de produção de alimentos seguros e conservação dos recursos hídricos. O sistema baseia-se na recirculação de água entre os cultivos, utilizando substratos da produção dos peixes para o crescimento da hortaliça evitando o acúmulo da amônia tóxica excretada pelos animais na água, viabilizando a conversão aeróbia através da ação dos microrganismos, consequentemente absorvidos pelas raízes das plantas auxiliando seu crescimento. Este trabalho acompanhou a qualidade de água e o desempenho produtivo de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) criadas em sistema aquapônico em escada, consorciada com Alface-Crespa (Lactuca sativa var. crispa). Os resultados foram comparados com os recomendados pela literatura e superaram a expectativa de crescimento e ganho de peso dos peixes com biomassa inicial de 1.500g/m3 e biomassa final de 9.856g/ m3, tendo o peso médio inicial de 50g e final de 352g, com consumo médio de ração 945g/peixe e 2,68 de conversão alimentar. Observou-se que os parâmetros de qualidade de água durante o período de início e multiplicação da ação das bactérias nitrificadoras de amônia apresentaram variações, que podem ter relação com o percentual de 11,12% de mortalidade dos alevinos. Após este período os resultados obtidos foram satisfatórios e corresponderam ao esperado comprovando que o sistema de aquaponia em escadas apresenta diversos benefícios e requer conhecimento técnico para resultados satisfatórios, sendo uma alternativa viável de cultivo e manejo da aquaponia no Brasil.
Palavras chave: água, amônia, recirculação, tilápia
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Lucia de Oliveira Belintano, Franciele Itati Kreutz, Eliseu Aparecido Messias, Josias Rodrigues Ibanhez, Milena Wolff Ferreira, Denilson de Oliveira Guilherme
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.