Uso da medicina integrativa na reabilitação de felino com lesão óssea: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n2a511.1-4Palavras-chave:
acupuntura, floral, fratura, moxabustão, recuperaçãoResumo
Felino, fêmea, sem raça definida e de aproximadamente três anos sofreu fratura traumática múltipla do fêmur esquerdo e foi submetida à cirurgia de osteossíntese no Hospital Veterinário de Pequenos Animais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No período pós-cirúrgico, o paciente apresentou além de dor local, perda de propriocepção do membro e perda de sensibilidade das falanges distais. Quatro semanas após a cirurgia foi iniciado tratamento por acupuntura, moxabustão e terapia floral. Ao longo de cinco sessões o animal apresentou melhora da dor e da sensibilidade, restabelecendo a funcionalidade do membro e recuperando qualidade de vida. No presente estudo, a associação das diferentes técnicas da medicina veterinária integrativa pareceu diminuir o tempo de recuperação e facilitar a reabilitação de lesões ortopédicas com comprometimento de nervos periféricos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rany da Silva Araujo, Juliana de Moraes Intrieri, Matheus Lopes Ribeiro, Fernanda Mattoso Jácome, Agatha Campinho Belsito, Magda Alves de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.