Caracterização da superfície de absorção do ruminoretíulo e omaso de bubalinos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n2a503.1-4Palavras-chave:
Ácido graxo de cadeia curta, acidose, fisiologia, morfologiaResumo
A absorção de ácidos graxos voláteis pelo ruminorreticulo e omaso em búfalos é mal compreendida. Para avaliar a capacidade de absorção do proventriculo de búfalos, cinco animais adultos tiveram o estômago removido após o abate, os compartimentos dos estômagos foram dissecados e o rúmen, retículo e omasum foram separados. O rúmen foi separado em seus vários sacos. Posteriormente, estes foram digitalizados em um scanner e as imagens processadas usando um software (UTHSCSA software Image Tool versão 3.00) para determinar suas áreas de superfície. Além disso, um fragmento dos vários sacos do rúmen foi removido para determinar a área e a correlação com a área total dos compartimentos. O saco ventral do rúmen exibiu a maior área de superfície de absorção, não diferindo do omasum. Não houve diferença entre os sacos ventral, cranial, caudoventral, caudodorsal e dorsal do rúmen. Assim, nossos resultados confirmam que a superfície absortiva dos compartimentos do proventriculus pode ser estimada através de uma biópsia do saco cranianal do rúmen.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ronaldo Francisco de Lima, Hilacy de Souza Araújo, Ícaro dos Santos Cabral, Wériko dos Santos Cursino, Diego de Souza Pantoja
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.