Comportamento e desempenho reprodutivo de marrãs mantidas em diferentes sistemas de criação
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n01a732.1-8Palavras-chave:
bem-estar animal, comportamento, gaiolas de gestação, piquetesResumo
A busca pela melhoria da qualidade de vida vem sendo estudada através da utilização de manejos e instalações que possam melhorar o bem-estar dos animais de produção. O Objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes sistemas de alojamento durante as fases de gestação e maternidade sobre o comportamento e desempenho de marrãs. Os animais foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos e quatro repetições, sendo a marrã considerada a unidade experimental. Os tratamentos foram: Grupo 1 – Sistema de confinamento em gaiolas; Grupo 2 - Sistema de criação em piquete e baia. Foram coletados dados de comportamento e desempenho reprodutivo das marrãs e o desempenho produtivo dos leitões. As marrãs na fase de gestação alojadas nas gaiolas de confinamento, permaneceram na maior parte do tempo inativas nos três horários de coletas (08:00 – 10:00, 12:00 – 14:00 e 16:00 – 18:00) e menor tempo em alerta entre os horários 08:00 – 10:00 e 12:00 – 14:00, comparado as marrãs criadas em piquete. Os animais alojados em piquetes permaneceram em alerta 87,32% acima do tempo de observação comparado as fêmeas alojadas em gaiolas individuais. As fêmeas criadas em piquetes apresentaram maior (P<0,05) número de leitões nascidos vivos. Todos os índices avaliados nos leitões não apresentaram diferenças estatísticas entre os sistemas de alojamento. O sistema de piquetes na gestação proporcionou uma melhora do bem-estar das marrãs, mas não foi o suficiente para melhorar o desempenho reprodutivo e dos leitões na maternidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rodrigo Fortunato de Oliveira, Rita da Trindade Ribeiro Nobre Soares, Rayanne Prates de Andrade, Leonardo Demier Cardoso, Edison Torres da Silva Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.