Erliquiose monocitotrópica canina: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n01a734.1-7Palavras-chave:
carrapato, erliquiose, hemoparasitoseResumo
A erliquiose é uma enfermidade que acomete os cães podendo ocorrer também em humanos, causada pela Ehrlichia spp, sendo a mais diagnosticada a Ehrlichia canis, que é uma bactéria Gram-negativa, transmitida pelo carrapato, principalmente o Rhipicephalus sanguineus. É uma pandemia, que tem seus sinais clínicos inespecíficos, e é capaz de acometer vários órgãos, sendo necessário para diagnóstico o exame físico, exame hematológico e sorológico, encontrando de forma recorrente anemia normocítica normocrômica, leucopenia e trombocitopenia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Catherina Stival, Edna Aparecida da Silva Suzuki, Isabella Gomes Oliveira, Victoria Faria do Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.