As abelhas como modelo de estudo e ferramenta de educação ambiental no estado de Sergipe

Autores

  • Joyce Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Wilams Gomes Dos Santos Instituro Federal de Sergipe
  • Edisio Oliveira Azevedo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n1a730.1-8

Palavras-chave:

Abelhas sem ferrão, educação ambiental, polinização, preservação, SOS Abelhas

Resumo

Considerando que as abelhas estão em constante ameaça por conta das ações antrópicas, foi criado em 2018 o projeto de preservação SOS ABELHAS pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe (CBMSE) em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), apicultores e meliponicultores. Na edição de 2019 foi incorporada a utilização da educação ambiental através de um subprojeto intitulado “SOS abelhas: conhecer para preservar” que foi desenvolvido pela acadêmica Joyce Inocencia dos Santos durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Sergipe. Para tanto foram realizadas diversas palestras e oficinas abrangendo os aspectos relevantes que envolvem a vida de uma abelha, seu habitat e ações práticas que favoreçam sua manutenção no ecossistema. Deste modo, observa-se que a comunidade foi envolvida nesse processo, tomando consciência da existência e importância das abelhas, o que nos permite concluir que a educação ambiental tem um caráter multidisciplinar e que deve ser difundida por todos os profissionais que lidam com o homem, com o animal e com o ambiente.

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Publicado

10-12-2020

Edição

Seção

Apicultura

Como Citar

As abelhas como modelo de estudo e ferramenta de educação ambiental no estado de Sergipe. (2020). Pubvet, 15(01). https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n1a730.1-8