Perfil sociodemográfico da leishmaniose tegumentar americana em Almenara – Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n3a525.1-6Palavras-chave:
Transmissão, diagnóstico, epidemiologia, tratamento farmacológicoResumo
Objetivo: caracterizar o perfil sociodemográfico da LTA no município de Almenara – MG entre os anos de 2016-2018, considerando-se dados da notificação oficial fornecidos pelo setor de vigilância do município. Metodologia: um estudo teórico embasado em pesquisas bibliográficas referentes aos anos de 2001 á 2016, concomitantemente com um estudo prático realizado na cidade de Almenara – MG, a partir de analises de dados relativos aos anos de 2016-2018. Resultados: Ao analisarmos as ocorrências como um todo, podemos verificar que no total foram registrados 48 casos da doença. Onde, a prevalência maior de casos ocorreu na zona rural, com 77,08% das notificações. A escolaridade chama a atenção, pois, dos 48 casos registrados, 97,92% ou eram analfabetos, ou tinham o ensino fundamental incompleto ou ignorado. No presente trabalho 77,08% dos casos notificados foram em pacientes do sexo masculinos. Na literatura não há relatos que apontem a relevância desses dados. Conclusões: Sendo de difícil diagnóstico, a leishmaniose pode ser confundida com outras doenças cutâneas, retardando assim o inicio do tratamento, e agravando a doença. Os dados analisados são preocupantes, pois a cada ano explorado houve um crescimento considerável da doença, onde os homens foram mais acometidos do que as mulheres, a prevalência maior ocorreu na zona rural e a baixa escolaridade teve um número bastante relevante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Djully Borges da Silva Araújo, Ednardo de Souza Nascimento, Viviane Amaral Toledo Coelho, Carla Giselly de Souza, Mônica Cecília Santana Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.