Sensibilidade de Staphylococcus aureus aos antimicrobianos usados no tratamento da mastite bovina: revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n4a557.1-6Palavras-chave:
Antimicrobianos, Resistência, Staphylococcus aureusResumo
Visto como um dos principais problemas econômicos e sanitários nas propriedades brasileiras, a mastite bovina mostra-se como uma doença de grande prevalência dentre os animais de produção. Um dos principais gargalos referente a tal enfermidade é a resistência antimicrobiana, em especial, quando a etiologia está associada a bactéria Staphylococcus aureus. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre o perfil de resistência de S. aureus e alguns fatores envolvidos. Para tal, os dados foram apresentados na forma de uma revisão narrativa da literatura, tendo como embasamento estudos indexados as plataformas: Portal de Periódicos CAPES-MEC e SciELO. Foi verificado na pesquisa bibliográfica um acentuado perfil de resistência antimicrobiana do S. aureus, sendo os antibióticos menos eficazes a Penicilina e Ampicilina e o de melhor eficácia no tratamento a Cefalotina. Outros dados compilados foram: o de que animais mais velhos possuem maior chance de apresentarem resistência aos tratamentos antimicrobianos e de que em algumas situações o custo-benefício do tratamento de mastite subclínica por S. aureus não traz retornos econômicos, mas somente na melhoria da qualidade do leite. Nesse contexto, ressalta-se a importância de novas pesquisas para traçar a evolução da resistência antimicrobiana do S. aureus, bem como fomentar atividades extencionistas para educação no campo sobre os corretos procedimentos terapêuticos da mastite bovina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brenner Frederico Carvalho Alves, Ana Júlia Silveira Chaves, Natâne Flávia Vieira, Glauco Vinício Chaves, Patrícia Maria de França, Amanda Soriano Araújo Barezani, Paulo Henrique Araújo Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.