Ocorrência de Dioctophyma renale em cão proveniente do município de Valença-RJ: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n4a559.1-5Palavras-chave:
nefrectomia, parasita, rimResumo
O Dioctophyma renale é um parasita que acomete o rim de cães e outras espécies, sendo a infecção adquirida pela ingestão de larvas que podem estar presentes em peixes, rãs ou anelídeos aquáticos. Esse parasita normalmente é encontrado no rim direito, podendo ser observado também em rim esquerdo, cavidade abdominal, tecido subcutâneo, bexiga e raramente nos testículos. A infecção geralmente apresenta-se assintomática, podendo ocorrer sinais clínicos como inapetência, disúria e cólica renal. O diagnóstico é feito através da presença de ovos do parasita na urina, exames de imagem, e na maioria dos casos realizado pela necropsia, ou achados durante procedimentos cirúrgicos. O tratamento recomendado é a remoção cirúrgica do nematódeo, em casos diagnosticados precocemente, e em casos tardios, a nefrectomia do rim afetado. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de dioctofimose em um cão no Município de Valença, RJ, onde foi realizada a nefrectomia do rim afetado, após ter sido diagnosticado a parasitose através de exame ultrassonográfico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luana Moura Silva Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.