Avaliação espermática e histológica dos testículos e epidídimos de caninos naturalmente infectados por B. canis
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n4a543.1-4Palavras-chave:
brucelose canina, avaliação seminal, infertilidadeResumo
A brucelose canina é uma doença infectocontagiosa de carácter crônico, acarreta diretamente o trato reprodutivo do macho e da fêmea. Este estudo tem como objetivo avaliar e comparar os danos ocorridos por esta infecção em caninos machos. Foram selecionados 4 caninos positivos para brucelose canina, comprovado pelos testes de hemocultura, IDGA e PCR. Estes foram submetidos análise seminal, posterior orquideoctomia e avaliação histológica dos testículos. A análise seminal evidenciou alterações morfológicas compatíveis com a doença. Na histologia foi visualizado um infiltrado linfo-histiocitário multifocal intersticial moderado no epidídimo e nos testículos degeneração vacuolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fabiana Sperb Volkweis, Hélio Blume, Helvécio Leal Santos Júnior, Andrea Maria Lazzari, Fernanda Mulinari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.