Potencial produtivo da cultura do Sorghum bicolor (L.) Moench no semiárido brasileiro: revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n4a550.1-13Palavras-chave:
capacidade de adaptação, dieta alimentar, sorgoResumo
O sorgo é uma cultura que apresenta elevada capacidade de adaptação a condições edafoclimáticas adversas, mantendo um alto desempenho produtivo, servindo como fonte alimentar para humanos e animais, assim como matéria prima para a produção de etanol. Na região do semiárido, esta cultura tem uma importância ainda maior, sobretudo como alternativa na complementação da dieta alimentar, principalmente animal, trazendo redução de custos no setor pecuário, além de contribuir favoravelmente para o equilíbrio dos estoques reguladores de grãos e promovendo equilíbrio na produção de volumosos, contribuindo assim para o crescimento sustentável da pecuária nessa região. No entanto, evidencias indicam uma redução na área plantada nas últimas safras devido a uma diminuição do desempenho produtivo da cultura do sorgo nas condições edafoclimáticas da região, desestimulando a sua produção em grande escala. Nesse contexto, a superação destes obstáculos tem sido a utilização de cultivares adaptadas às condições edafoclimáticas dessas regiões, bem como algumas modificações no planejamento do cultivo e no manejo da cultura. Esta revisão objetivou explorar as características gerais, classificação dos tipos de sorgo, importância socioeconômica, ecofisiologia, edafologia, agentes fitossanitários e potencial produtivo de cultivares de sorgo atualmente disponível para cultivo na região Semiárida brasileira. A cultura do sorgo no Brasil vem mostrando um alto potencial produtivo, não só pela sua habilidade adaptativa em diferentes condições ambientais, mas pela sua facilidade de mecanização desde semeadura a colheita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alexandre Maniçoba da Rosa Ferraz Jardim, Gabriel Ítalo Novaes da Silva, Evandro Marcos Biesdorf, Antonio Gebson Pinheiro, Marcos Vinícius da Silva, George do Nascimento Araújo Júnior, Anderson dos Santos, Hygor Kristoph Muniz Nunes Alves, Marcondes de Sá Souza, José Edson Florentino de Morais, Cleber Pereira Alves, Thieres George Freire da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.