Perfil de susceptibilidade antimicrobiana de Staphylococcus spp. associados a mastite bovina
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n5a563.1-6Palavras-chave:
antimicrobianos, leite, mastite, resistência, Staphylococcus sppResumo
O presente estudo teve o principal objetivo de isolar e identificar Staphylococcus spp. coagulase positiva (SCP) e negativa (SCN), em vacas com suspeitas de mastite, e determinar o seu perfil de sensibilidade a antimicrobianos. Para isso, utilizou-se 29 amostras de Staphylococcus spp. coletadas em duas propriedades rurais da região Bragantina (SP) e identificadas através de testes como coloração de Gram, catalase, semeadura em ágar Manitol e a realização de coagulase. As amostras foram classificadas em Staphylococcus coagulase positiva (34,48%) e Staphylococcus coagulase negativa (65,52%). Foi realizado o antibiograma pela técnica de difusão em discos padronizada por Kirby-Bauer. A penicilina apresentou maior porcentagem de amostras resistentes (34,48%), seguido por oxacilina (20,69%) e eritromicina (17,24%). Observou-se maior sensibilidade aos seguintes antimicrobianos: gentamicina (96,55%) e a tetraciclina (82,76%). O uso errôneo e desordenado pode proporcionar maior seleção de bactérias resistentes a antimicrobianos. Assim, a cultura microbiana e o antibiograma são técnicas que devem ser utilizadas para o diagnóstico da mastite favorecendo a escolha adequada do tratamento. Conclui-se que as medidas de manejo sanitário e a prevenção da mastite bovina devem ser valorizadas de forma que se reduza o uso de antimicrobianos na bovinocultura leiteira, o que pode ser alcançado através de ações educacionais e de extensão rural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Larissa Sayuri Kurosawa, Lívia Mara Lambert Cézar, Fábio Augusto Marques, Maria Raquel de Godoy Oriani, Maria Eugênia Moraes Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.