Avaliação do percentual de água e presença de resíduos no mel comercializado informalmente
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n5a577.1-7Palavras-chave:
análise, comercialização, produtos apícolas, qualidadeResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o percentual de água e a presença de resíduos no mel in natura, comercializado informalmente na feira do Guará I-DF. Foram feitas coletas e análises de 30 amostras de mel. Os padrões físicos – químicos do produto foram avaliados seguindo os padrões da legislação vigente. Foram analisadas a porcentagem de H2O, partes de abelha, amido e polén. Observou-se que 0,3% (1/30) das amostras apresentaram valor de percentual de água no produto fora dos padrões estabelecidos. Em relação à presença de partes de abelha, amido e pólen, todas as amostras apresentaram ao menos um dos resíduos. Os resultados demonstraram que o mel in natura está sujeito a diversas alterações e presença de matérias insolúveis que não são permitidos por lei estarem presentes no alimento, tornando-o muitas vezes impróprio ao consumo pois poderá causar danos à saúde do consumidor caso ingerido. A pesquisa demonstrou que a atividade de inspeção do mel é de fundamental importância a fim de garantir que o alimento chegue à mesa do consumidor com inocuidade e qualidade ideal para evitar danos à saúde pública e fraudes ao consumidor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Stefania Márcia de Oliveira Souza, Ana Carolina Costa Borges, João Vinicius Vieira Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.