Ingestão acidental de ibuprofeno por cão filhote: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n02a753.1-7Palavras-chave:
AINEs, intoxicação, úlcera gástricaResumo
O ibuprofeno é amplamente utilizado na medicina devido suas características antipiréticas, anti-inflamatórias e analgésicas, e é relativamente seguro para humanos, mas quando administrados, de forma indevida, para animais de companhia, possuem efeitos colaterais indesejáveis. Os relatos da ingestão acidental de ibuprofeno por cães mostram que sinais gastrointestinais e renais de intoxicação são os mais comuns. O tratamento envolve a prevenção e manejo dos danos instalados. O objetivo do trabalho foi relatar o caso de uma cadela filhote que ingeriu uma cartela de ibuprofeno e manifestou alterações gastrointestinais e renais, e houve sucesso na terapêutica empregada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Bianchi de Oliveira, Anna Victoria Antunes, Simone Tostes de Oliveira, Thaís Ribeiro Penna Paiva, Tilde Rodrigues Froes, Marlos Gonçalves Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.