Feocromocitoma unilateral em fêmea canina: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n02a755.1-6Palavras-chave:
catecolaminas, neoplasia maligna, tumor de adrenalResumo
Feocromocitoma é uma neoplasia rara de células cromafins, localizado nas adrenais que apresenta importância por ter a capacidade de incitar crises hipertensivas potencialmente fatais. Os sinais clínicos estão relacionados com a liberação de catecolaminas. A ressecção cirúrgica é o tratamento definitivo, mas o tratamento clínico também mostra-se profícuo. Objetivou-se descrever um caso de feocromocitoma em uma cadela de nove anos, a qual apresentava hematomas cutâneos e perioculares, comportamento apático, anorexia há quatro dias e polidipsia. A paciente foi recebida no Hospital Veterinário da UNIJUÍ, e após consulta clínica e internação, a tutora optou pela eutanásia e necrópsia motivada pela baixa adesão da cadela ao tratamento. O animal foi encaminhado para o laboratório de Patologia Veterinária da mesma instituição que evidenciou a adrenal direita com proliferação de células vacuolizadas focalmente extensa, relativo a feocromocitoma. Diante disso, o médico veterinário deve conhecer e considerar este tipo de neoplasia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Laura Martins Mattioni, Janine Mayer Perius, Marcelo Galiotto Baú, Maria Andréia Inkelmann, Cristiane Beck

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.