Aspectos epidemiológicos, clínicos, patológicos, diagnóstico, profilaxia e tratamento da hipocalcemia em bovinos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n02a758.1-10Palavras-chave:
Bovinos leiteiros,hipocalcemiaResumo
A hipocalcemia é uma doença metabólica relativamente comum em vacas leiteiras durante o período de transição, momento em que ocorrem profundas modificações hormonais, anatômicas e fisiológicas no organismo animal visando preparar a fêmea para o parto e posterior produção de leite. A referida pode ocorrer de duas formas: a forma subclínica, quando os valores de cálcio sérico se situam abaixo de 8,5 mg/dL e a forma clínica quando dos valores de cálcio abaixo de 5,5 mg/dL. Os prejuízos causados à bovinocultura de leite são consideráveis, sobretudo na forma subclínica de ocorrência, em que a ausência de demonstração de sintomatologia clínica dificulta o diagnóstico. A doença geralmente ocorre em torno de 24 a 48 horas após o parto, onde se há um decréscimo nos níveis séricos do cálcio circulantes, uma vez que se tem uma grande demanda para produção do colostro e para o parto. O diagnóstico clínico baseia-se no histórico e nos sinais clínicos do animal, e através da mensuração do mineral no sangue. A terapêutica clínica com soluções à base de cálcio demonstra bons resultados a campo quando do diagnóstico rápido e preciso. Entretanto, vale ressaltar que a profilaxia é a melhor opção, melhorada por um bom manejo nutricional no período seco e de transição, pelo acompanhamento do ECC, emprego de dietas aniônicas concomitantemente ao monitoramento da acidificação do pH urinário. Ademais, tem sido citada como uma alternativa para prevenção da hipocalcemia, o fornecimento de drench para vacas periparturientes como uma das alternativas de profilaxia à doença. A presente revisão objetiva elencar a etiologia, sintomatologia clínica, diagnóstico, tratamento e profilaxia da hipocalcemia em bovinos leiteiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luan Henrique Fabris, Júlia Marchioro, Keli Daiane Cristina Libardi Ramella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.