O controle microbiológico da qualidade de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n02a744.1-10Palavras-chave:
Microbiologia, físico-química, vigilância sanitária, zoonosesResumo
O aumento da população mundial faz com que aumente também a necessidade de se produzir alimentos de qualidade considerando que esse é um fator que pode afetar diretamente a condição de saúde humana. A cadeia produtiva de alimentos está intimamente relacionada com a saúde pública, a qual atua dando suporte técnico, fiscalizando e orientando os prdutores em todos os pontos críticos desse sistema, sendo assim o controle microbiológico, fisico-químico e sensorial são extremamente importantes por serem ações fundamentais na garantia da qualidade dos alimentos oferecidos à população. Mas, para que possamos garantir essa qualidade, os laudos laboratoriais precisam ser confiáveis, por isso é necessário que os profissionais sejam providos de recursos adequados, pessoal capacitado, e tenham a preocupação de se manter sempre atualizados com relação às metodologias mais adequadas a cada análise, aos procedimentos analíticos e critérios de qualidade. Tal constatação levou ao interesse em se fazer uma revisão de literatura a cerca das metodologias utilizadas para identificação e diagnóstico dos principais microrganismos causadores de doenças transmitidas por alimentos na população humana, buscando disponibilizar material capaz de contribuir na atualização e capacitação dos profissionais que atuam na área devido à preocupação com a eficiência da sua assistência no âmbito da saúde pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ariane Marinho Mendes, Laryssa Freitas Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.