Alterações hematológicas em cães positivos para Leishmania spp em esfregaço sanguíneo
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n03a776.1-5Palavras-chave:
Leishmaniose, hematologia, epidemiologiaResumo
O presente estudo analisou as principais alterações hematológicas de cães positivos para Leishmania spp em esfregaço sanguíneo atendidos na clínica veterinária da UNIDERP no período de fevereiro de 2010 a outubro de 2019. Foram atendidos 55 (100%) cães positivos para Leishmania em esfregaço sanguíneo, sendo que as principais alterações encontradas foram a presença de anemia, hiperproteinemia, linfopenia, trombocitopenia, neutrofilia, eosinopenia, presença de rouleaux eritrocitário e leucocitose. As alterações hematológicas tornam-se importantes para as áreas endêmicas para possível suspeita de Leishmaniose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jéssica Peçanha Nascimento, Bianca Gomes da Silva, Camila Maria dos Santos, Maristela Martins Halverson
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.