Tratamento integrativo homeopático e farmacopuntura com Viscum album em carcinoma mamário canino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a835.1-9Palavras-chave:
Carcinoma, farmacopuntura, viscum albumResumo
O carcinoma inflamatório mamário é um tumor altamente agressivo que acomete cadelas, caracterizado por doença progressiva e com alta taxa de mortalidade. Os cães acometidos apresentam as glândulas mamárias difusamente edemaciadas com pouca demarcação entre os tecidos tornando a região firme, sob forma de placas, quente e dolorosa à palpação com possível espessamento de pele e secreção sero-sanguinolenta. A acupuntura é considerada como modalidade adjuvante de tratamento, pois melhora a qualidade de vida dos pacientes oncológicos, além de controlar estas alterações metabólicas. Este trabalho relata o caso de uma cadela tratada com farmacopuntura em associação ao Viscum album. O animal chegou apresentando normocardia, eupneia, mucosas hipocoradas e um nódulo na região das mamas. Foram realizados exames de imagem e pré-operatórios e posteriormente procedimento de pan-histerectomia e mastectomia parcial, com coleta de amostra para análise histopatológica. Foi diagnosticado Carcinoma em Tumor Misto Grau II e em seguida proposto o tratamento de farmacopuntura com Viscum album. Foram realizadas sessões semanalmente durante 9 meses e evidenciou-se melhora no aspecto clinico e físico do animal. O crescente desenvolvimento da medicina associado a novas técnicas de tratamento promove melhores resultados e qualidade de vida favorável aos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luiz Carlos de Lucena Júnior, Emesson Bastos Lopes, Carmelita Moreira dos Santos, Agessandro Alves da Cruz Valois, Natália Jesus de Menezes, Stefany Santos de Santana, Isak Samir de Sousa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.