Coronavírus bovino: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a829.1-11Palavras-chave:
BCoV, diarreia, síndrome respiratória,bovinosResumo
O Coronavírus bovino (BCoV) faz parte da família Coronaviridae e possui uma cadeia simples de RNA envelopado, podendo ter quatro ou cinco proteínas (M, Sm, He, S e I) que se projetam em uma dupla camada de lipídeos. Além das infecções entéricas relacionadas ao BCoV há também indícios de que ele seja agente de processos respiratórios as quais podem ser fatais em bovinos adultos. Inicialmente ele se replica causando infecções gastrointestinais e posteriormente afeta as os cornetos nasais, traqueia e pulmão. A transmissão do BCoV é horizontal direta, a partir de alimentos ou água contaminada com as fezes ou secreção respiratória contendo o vírus. Seu período de incubação é de três a sete dias, até aparecerem os sinais clínicos de diarreia, porém antes do surgimento dos novos sinais o animal já pode eliminar o vírus em grande quantidade em suas excreções. O diagnóstico pode ser através de ELISA, microscopia eletrônica, cultura viral, PCR e ensaio de hemaglutinação. A profilaxia das infecções por BCoV está relacionada a adoção de práticas corretas de manejo, além, da vacinação em bezerros e animais adultos. Constatou-se no presente trabalho que o coronavírus bovino (BCov) é o agente etiológico responsável por agir e/ou agravar infecções associadas a diarreia e doenças respiratórias em bovinos de todas as idades, sendo um vírus extremamente contagioso, que afeta a sanidade do rebanho e o setor econômico mundial por sua alta morbidade e significante de mortalidade entre os bezerros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urias Fagner Santos Nascimento, Elizabete de Oliveira Lopes Melo, Vitoria Lorena de Matos Santana, Ana Paula Alves Melo, Yuri Rafael Teixeira de Souza Correia, João Vitor Oliveira Bomfim, Ana Carolina Trompieri Silveira Pereira, Gabriel Isaías Lee Tuñón, Huber Rizzo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.