Acidente traumático por material perfurocortante em equino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a847.1-6Palavras-chave:
Clínica, equino, ferimentos, manejoResumo
De todas as espécies que necessitam de atendimento veterinário, os equinos são animais mais propensos a ferimentos, em função do tipo da área de atuação que são submetidos e o temperamento que apresentam. Devido a sua versatilidade é importante considerar cuidados básicos como o manejo e a aplicação dos conceitos da etologia com base no bem-estar especifico do mesmo, em casos de ferimentos a posição clínica em relação a estes, deve ser criteriosamente analisado, avaliando as estruturas envolvidas, necessidade controle da hemorragia, sutura e inspeção minuciosa do animal juntamente com um exame clínico completo, afim de selecionar um tratamento adequado para a determinado caso, com o objetivo de uma cicatrização boa. Foi realizado um atendimento na cidade de Ponta Grossa - PR, sendo solicitado atendimento urgente do médico veterinário, por conta de um acidente com cerca de segurança serpentina e situação de hemorragia intensa, foram realizados os devidos procedimentos clínicos condizentes com o caso e gravidade do ferimento. O animal apresentou recuperação satisfatória e atualmente dispõe de ótimo estado de saúde sendo utilizado normalmente em sua área esportiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcela Lopes Ferraz, Luis Henrique Silveira Baioco, Liomara Andressa do Amaral Kwirant, Rodrigo Berger Baptista, Carolina Parisotto de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.