Laceração perineal em ovelha da raça Texel: Relato de caso

Autores

  • Carla Moya Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO
  • Caroline Barabach . Médica Veterinária Autônoma, Guarapuava – PR, Brasil.
  • Heloisa Godoi Bertagnon . Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Departamento de Medicina Veterinária, Guarapuava-PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n07a854.1-4

Palavras-chave:

Laceração perineal, ovino, parto

Resumo

A laceração perineal é uma das lesões mais comuns relacionadas ao parto, principalmente na espécie equina e, em menor frequência, na espécie bovina. Esta doença é incomum em ovinos, justificando a importância deste relato de caso. O presente trabalho teve como objetivo descrever um caso clínico de laceração perineal de terceiro grau em uma ovelha. Foi atendida na Escola de Clínica Veterinária da UNICENTRO, uma ovelha Texel, primípara, com 1,5 anos de idade, com histórico de laceração durante o nascimento de cordeiro único com 4,5 kg. Ao exame físico, todos os parâmetros estavam dentro da normalidade para a espécie. Na avaliação da região perineal, a laceração envolvia a comissura dorsal da vulva, esfíncter anal e uma pequena porção do vestíbulo. O tratamento preconizado foi a intervenção cirúrgica imediata, uma vez que, o animal foi atendido prontamente após o parto, e ainda não havia desenvolvido processo inflamatório local intenso. Foram realizadas a anestesia epidural baixa e local com lidocaína 2%. A sutura da mucosa vestíbulo vaginal foi realizada no padrão Cushing, usando fio absorvível n.0. Para a reconstrução vulvar foi necessária a ressecção de um segmento da junção mucocutânea de cada lábio vulvar, seguida de uma sutura em padrão ponto simples separado, utilizando um fio inabsorvível n.2-0. No pós-operatório, foi administrado antibiótico a base de sulfa+ trimetoprim (15mg/kg, IM, SID), durante sete dias consecutivos e flunexin meglumine (1,1 mg/kg, IM, SID), por três dias consecutivos. O curativo local foi realizado a cada 12 horas empregando-se iodo povidine diluído em solução de NaCl 0,9% e pomada repelente na região perineal, até a remoção dos pontos. A sutura externa foi removida 10 dias após a cirurgia, com completa cicatrização da ferida. Apesar do sucesso cirúrgico, o proprietário optou por remover o animal da reprodução após desmame do cordeiro.

Downloads

Publicado

15-06-2021

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

Laceração perineal em ovelha da raça Texel: Relato de caso. (2021). Pubvet, 15(07). https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n07a854.1-4