Pênfigo Foliáceo em cão da raça Dachshund: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n12a992.1-5Palavras-chave:
Cães, dermatologia veterinária, doença autoimune, hipersensibilidadeResumo
Pênfigo foliáceo é um distúrbio cutâneo autoimune pertencente ao complexo pênfigo. Sendo classificado como uma doença autoimune, ou seja, há uma produção de anticorpos contra os próprios componentes da pele, mais especificamente os que compõem as moléculas de adesão (queratinócitos). O objetivo do presente relato foi avaliar um caso envolvendo uma cadela castrada da raça Dachshund, diagnosticada através da análise do exame histopatológico e da responsividade à terapia de imunossupressão. Foi atendida na Prime Dog centro médico veterinário, localizada na cidade de Goiânia, no estado de Goiás, uma cadela castrada da raça Dachshund, com cinco anos de idade com histórico de lesões crostosas na região do dorsal e ventral há seis meses, e ainda apresentou anorexia nos últimos dias. Na literatura a raça Dachshund é citada como uma das mais afetadas pela doença. A cadela do relato era da raça em questão, podendo ser apontada como uma possível causa à predisposição racial. O pênfigo foliáceo, apesar de incomum na rotina veterinária, é o mais comum do complexo pênfigo. Tal enfermidade é a dermatopatia imunomediada de ocorrência mais comum nos cães.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosa Virginia Fernandes Coelho, Tânia Alkmin Beda, Neryssa Alencar de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.