Avaliação in vitro de formulação homeopática no controle do carrapato bovino Rhipicephalus (Boophilus) microplus
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n12a976.1-6Palavras-chave:
Homeopatia veterinária, parâmetros biológicosResumo
A homeopatia veterinária está sendo cada dia mais reconhecido e difundido por ser uma alternativa que causa menos danos ao meio ambiente e aos animais, sendo principalmente, utilizada no controle de ectoparasitas. Um dos principais ectoparasitas que causam grande prejuízo econômico a pecuária brasileira é o carrapato-bovino, Rhipicephalus (Boophilus) microplus. No intuito de contribuir para aplicação de uma terapia alternativa para o controle de ectoparasito R.(B.) microplus em bovinos, a presente pesquisa teve como objetivo, avaliar a oviposição e a taxa de eclosão em teleóginas coletadas em uma propriedade experimental tratada com medicamento homeopático, bem como seus demais parâmetros biológicos. No experimento in vitro, as teleóginas foram coletadas, lavadas e fixadas em decúbito dorsal em placas de Petri, levadas a uma câmara de germinação por 12 dias em 27° C ±1 e umidade relativa de 80%, para obtenção de posturas, após foram pesadas as alíquotas de ovos, adicionados em tubos de Falcon e mantidos na câmara de germinação por 14 dias com temperatura de em 27° C ±1 e de 80%, verificando a porcentagem de eclosão. Observou-se que a formulação homeopática auxilia no tratamento e controle de infestações de R.(B.) microplus em bovinos criados em propriedade com histórico de resistência parasitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vanessa Cristina Dalprai Paz, Cleiton José Paz, Sérgio Cangassú Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.