Prolapso uterino em uma cadela: Relato de caso
DOI:
Palavras-chave:
Emergência obstétrica, ováriohisterectomia, parto distócicoResumo
O prolapso uterino trata-se de uma emergência obstétrica que afeta cadelas e gatas, considerado de ocorrência rara e etiologia desconhecida, partos distócicos ou esforço excessivo obstétrico podem ser desencadeadores dessa afecção. O diagnóstico pode ser obtido através da visualização da massa ou pela palpação digital, o que possibilita a tomada de decisão referente à escolha do tratamento. O objetivo desse estudo é relatar um caso de prolapso de ambos os cornos uterinos em uma cadela de cinco anos de idade com histórico de trabalho de parto prolongado. Existem diversas opções de tratamento, sendo preconizado o reposicionamento anatômico das estruturas afetadas, e pode ser necessária a correção cirúrgica emergencial por meio da ováriohisterectomia terapêutica. O diagnóstico rápido e assertivo associado à melhor escolha de tratamento, por meio da ováriohisterectomia terapêutica, resultou na recuperação plena da paciente, evitando complicações secundárias e assegurando a vida do animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emanuel Tres Bernicker, Letícia Westphalen Trentin, Louise de Lima Guzzo, Heloíse Ruschel, Andressa Spengler, Thanise Guerra, Cinthia Garcia, Michelli Westphal de Ataide
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.