Fibropapilomatose em tartarugas marinhas: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n12a986.1-4Palavras-chave:
Excisão cirúrgica, histopatologia, quelônios, tumoresResumo
A presente revisão tem por objetivo copilar informações já relatadas sobre a fibropapilomatose em tartarugas marinhas, doença altamente debilitante e potencialmente fatal, caracterizada pela formação de fibropapilomas cutâneos e fibromas viscerais, possuindo distribuição mundial, afetando principalmente tartarugas verdes. A etiologia dessa enfermidade ainda não foi estabelecida, mas a suspeita é de uma infecção viral que pode ocorrer associada a fatores ambientais. O número e tamanhos dos tumores variam entre cada indivíduo e a sua presença, em alguns casos dificulta a qualidade de vida desse animal. A confirmação ocorre por meio de diagnóstico histológico. A principal terapia empregada é a remoção cirúrgica dos papilomas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Brenda Madruga Rosa, Eduardo Gonçalves da Silva, Michaela Marques Rocha, Caroline Castagnara Alves, Francesca Lopes Zibetti, Daniele Weber Fernandes, Maysa Seibert de Leão, Thaís Cristina Vann, Amanda Leal de Vasconcellos, Paula Priscila Correia Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.