Avaliação química da silagem de grão de milho reidratado em diferentes níveis de adição de água
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n7a606.1-7Palavras-chave:
ensilagem, ruminantes, umidadeResumo
O milho possui grande importância econômica, sendo o cereal mais produzido no mundo, e grande parte dessa produção é destinada para alimentação animal. Com o intuito de reduzir custos e riscos de produção, e aumentar a eficiência alimentar de ruminantes a silagem de milho reidratado se faz boa alternativa. O presente trabalho objetivou avaliar a qualidade da silagem de grão de milho reidratado sob quatro diferentes níveis de umidade. O experimento foi conduzido no Núcleo de Agricultura do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado. Os tratamentos utilizados foram milho sem reidratação, milho reidratado à 30% de umidade, milho reidratado à 35% de umidade, milho reidratado à 40% de umidade e milho reidratado à 45% de umidade, com cinco repetições por tratamento, totalizando 25 silos experimentais. Após 56 dias de ensilagem foram feitas análises de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), Matéria Mineral (MM) e pH. Os resultados demonstram que a qualidade da silagem foi influenciada em sua MS e pH pelos tratamentos com inclusão de água, atingindo valores de 70,74% de MS e 5,01 de pH no tratamento com 45% de umidade. Não foi observado influência nos valores de PB e MM. Conclui-se que a inclusão de água influenciou a qualidade da silagem de milho grão reidratado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Matheus de Carvalho Benini, Wellyngton Tadeu Vilela Carvalho, Renata Vitarele Gimenes Pereira, Queila Gouveia Tavares, Duarte Carvalho Minighin, Ruley France de Jesus Nunes, Luiz Paulo Fajardo Souza, Carlos Henrique Milagres Ribeiro, Lucas Vieira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.