Penectomia total para tratamento de parafimose crônica em cão: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n7a609.1-6Palavras-chave:
amputação, pênis, uretrostomiaResumo
As afecções que atingem o sistema reprodutor geram diversos problemas aos animais, passando a serem fontes de preocupação para os tutores. A parafimose é uma das patologias mais comuns que afeta o órgão genital masculino, atingindo cães de diferentes raças e idades, podendo apresentar causas congênitas ou adquiridas. A enfermidade se caracteriza pela exposição permanente do pênis canino, que não retorna à cavidade prepucial. No entanto, sua evolução pode ser em etapas, de tal forma que o tratamento de eleição dependerá da gravidade do caso, podendo ser tanto clínico quanto cirúrgico. O diagnóstico é feito através da inspeção visual associada ao relato do tutor. Nos casos de parafimoses de longa duração, que são acompanhadas de comprometimento tecidual, torna-se necessário a amputação peniana total ou parcial. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de parafimose em um cão, que foi atendido em uma clínica particular na cidade de Crateús-Ce, apresentando histórico de exposição peniana em um período de aproximadamente 10 dias. Dentre outros sintomas que o animal apresentava, ao exame físico, foi evidenciada uma lesão fibrosa extensa, de aspecto proliferativo, acometendo toda superfície da glande e óstio uretral externo. Diante do diagnóstico definitivo para parafimose, e tendo em vista o estágio que se encontrava, o tratamento de eleição consistiu na cirurgia de penectomia total associada à uretrostomia escrotal, o qual proporcionou uma ótima recuperação e boa resposta do paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cleyson Teófilo Braga Filho, Priscila Sales Braga, Camila Lacerda Soares, Sérgio Santalucia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.