Dermatofilose em caprino no município de Santa Rita- MA: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n7a610.1-5Palavras-chave:
dermatite exsudativa, lesões crostosas, zoonoseResumo
O presente trabalho objetivou relatar um caso de dermatofilose em um caprino sem raça definida no município de Santa Rita localizado no Estado do Maranhão. Durante o exame clínico da pele foram observadas lesões crostosas, elevadas, circunscritas e bem delimitadas, de aspecto duro e quebradiço, não pruriginosas e localizadas na vulva, úbere, região nasal e cascos do animal. Amostras das lesões foram coletadas e submetidas à análise citológica no Laboratório de Anatomopatologia da Universidade Estadual Maranhão, confirmando o diagnóstico de dermatofilose. A maioria dos casos relacionados à dermatofilose evidencia que fatores estressantes associados a períodos prolongados de chuva com alta umidade e temperaturas elevadas, além da presença de lesões mecânicas da pele, promovem o desequilíbrio das defesas imunológicas do animal. Tais fatores favorecem a penetração do Dermatophilus congolensis, ocasionando a dermatite exsudativa. A ocorrência de dermatofilose em caprinos no município de Santa Rita deve servir de alerta aos serviços de defesa agropecuária e saúde pública, considerando-se o aspecto zoonótico desta enfermidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Hélen Clarice Chaves Costa, Ana Paula Lopes Santos, Daniel Praseres Chaves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.