Salmonella spp. como agente causal em Doenças Transmitidas por Alimentos e sua importância na saúde pública: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n10a665.1-9Palavras-chave:
alimentos, doença, Salmonella, saúde públicaResumo
A Salmonelose é uma enfermidade de grande importância mundial em Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). No Brasil, a Salmonella spp. é o segundo maior agente causador de doença envolvida nos surtos de DTAs, sendo a espécie entérica a que mais acomete os seres humanos através do consumo de água e alimentos contaminados. Após a ingestão do alimento contaminado pela bactéria, esta faz adesão, invasão, se replica e provoca danos no hospedeiro. O indivíduo acometido pode ser tratado com uso de antibióticos caso apresente febre entérica, porém nos casos de gastroenterite o uso não é indicado. Dessa forma, a prevenção da salmonelose é de grande relevância, pois nem todos os casos há sintomatologia ou notificação. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura e abordar as informações sobre as formas de transmissão, sintomatologia apresentada pelos indivíduos acometidos, os alimentos envolvidos, a patogenicidade, medidas profiláticas e a importância na saúde pública, da Salmonella spp., visto que é de grande importância o conhecimento dos surtos para que assim, sejam adotadas medidas de monitoramento e controle da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Karina Paula Oliveira dos Santos, Ana Claudia dos Santos Reis Faria, Débora Patrícia Andrade Silva, Priscila Fortunato Lisboa, Alexandre de Pina Costa, Fabiana Batalha Knackfuss
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.