Fisioterapia e reabilitação animal na medicina veterinária
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n10a669.1-17Palavras-chave:
animais, reabilitação, tratamento, veterináriaResumo
A reabilitação animal na medicina veterinária é um campo recente, porém crescente a cada dia. Visa à prevenção de lesões nos diversos sistemas, aumentando a probabilidade de cura, aumento da qualidade de vida e bem-estar dos animais. A fisioterapia auxilia no tratamento de diversos problemas, estando indicada para lesões ortopédicas, oncológicas e neurológicas na clínica médica e em pacientes geriatras. Na reabilitação animal várias abordagens e técnicas podem ser utilizadas, como: acupuntura, fototerapia, magnetoterapia, ultrassom terapêutico, hidroesteira, laserterapia, ozonioterapia, cinesioterapia, quiropraxia e eletroterapia (FES, TENS). O objetivo da reabilitação animal é restaurar e manter funções do animal, auxiliar no alívio da dor e inflamação, melhorar qualidade de locomoção e diminuir desconfortos sentidos pelo mesmo. Sua utilização correta e feita por profissionais qualificados permitirá melhora na qualidade de vida do animal, reduzindo a gravidade de sinais clínicos e lesões. O objetivo deste artigo é conhecer a reabilitação na medicina veterinária, compreendendo suas técnicas e terapêuticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tainá Bittencourt Klos, Felipe Coldebella, Fabiana Covatti Jandrey

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.