Estudo epidemiológico da erliquiose monocítica canina na cidade de Barreiras – Bahia
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n10a668.1-6Palavras-chave:
hemoparasitose, ixodidiose, rickettsioseResumo
Resumo. Considerada um agravo a saúde por se tratar de uma zoonose e de grande importância na rotina clínica médica de pequenos animais, a Erliquiose Monocítica Canina pode causar febre e diarreia, além de desordens no sistema neurológico e renal. Sendo assim, tendo em vista a relevância clínica da patologia, objetivou-se identificar o números de casos ocorridos na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, durante o período de Janeiro a Dezembro de 2018, relacionando-os a condições climáticas presentes em determinados intervalos, raças em que a incidência de casos se manifestou de uma forma mais eminente, além do sexo e idade dos cães acometidos, estabelecendo assim, diferentes causas. Foi constatado a partir de um estudo epidemiológico, mais de 140 diagnósticos, com superior acometimento durante o período chuvoso, de fêmeas sem raça definida, entre 1 a 5 anos de idade. É imprescindível nos atentarmos ao que diz respeito a profilaxia, visando diminuir o número de casos e intensificar o bem-estar animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Manuella Souza de Babo, Alanna Machado, Emesson Bastos, Rodrigo de Lima Carneiro, Rosane dos Santos, Saady Cézar, Wilker Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.