Aspectos clínicos, epidemiológicos, diagnóstico, tratamento e prevenção da cetose em vacas leiteiras: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n10a672.1-7Palavras-chave:
bovinocultura de leite, cetose bovina, período de transiçãoResumo
O período de transição em vacas leiteiras possui indubitável importância na determinação do ciclo produtivo, uma vez que nesse período os animais são suscetíveis a uma grande gama de enfermidades. Dentre tais enfermidades, denota-se a cetose, uma enfermidade metabólica que acomete vacas leiteiras de alta produção e resulta de um desbalanço entre a quantidade energética necessária durante o ciclo produtivo e a quantidade energética presente na dieta, resultando na mobilização de reservas corporais para a mantença e produção de leite, excedendo o limiar de metabolização hepática e resultando no acúmulo de corpos cetônicos no organismo. O diagnóstico se dá por meio da dosagem de ácidos graxos não esterificados (AGNES) no sangue, leite ou urina dos animais acometidos. Soluções a base de glicose ou de seus precursores como o propilenoglicol e terapêutica com glicocorticoides podem ser empregados no tratamento da enfermidade. O manejo nutricional das vacas leiteiras durante o período de transição e período seco é de fundamental importância para evitar a ocorrência da enfermidade nos rebanhos leiteiros. Esta revisão busca discorrer a respeito dos aspectos clínicos e epidemiológicos da doença, bem como o seu diagnóstico, tratamento e prevenção, tendo em vista a importância da doença na bovinocultura de leite.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Bruno Bertol Delamura, Vagner José Teixeira de Souza, Nelson Massaru Fukumoto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.