Avaliação do equilíbrio dos cascos de equinos criados a pasto e estabulados na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n11a683.1-5Palavras-chave:
balanceamento do casco, cavalo, podalResumo
Objetivou-se avaliar o equilíbrio dos cascos de equinos criados a pasto e estabulados no litoral norte da Bahia. Para isso 43 equinos, sem raça definida, peso médio de 300 a 400 kg, ambos os sexos, sendo 21 animais criados a campo na Fazenda Campo Grande em Crisópolis e na Fazenda experimental da Universidade Federal da Bahia em Entre- Rios e 22 cavalos criados em estábulos na Cavalaria da Polícia Militar da Bahia. Foram avaliadas as seguintes mensurações: comprimento de pinça (p), altura de talão (t), comprimento (a) e largura de sola (b) e ângulo do casco (A) dos membros torácicos e pélvicos. Constatou-se que os animais estabulados apresentaram maior comprimento, menor largura de sola e menor altura de talão, porém sem diferença no comprimento de pinça e ângulo do casco de ambos os membros pélvicos e torácicos. Independentemente do manejo, constatou-se que os membros torácicos apresentam maiores valores nas medidas p, t, a e b e menores valores em A, demonstrando serem maiores que os membros pélvicos. Embora o casqueamento e ferrageamento sejam empregados para manutenção do equilíbrio dos cascos, no presente estudo os animais mantidos em baia apresentaram cascos menos largos e mais compridos do que os criados a pasto, demonstrando que os desequilíbrios das medições do casco foram mais significativos nos animais estabulados, ou seja, nos animais que são casqueados frequentemente, o que pode acarretar em problemas futuros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fransael Franklyn Araújo da Silva, Liliane Aparecida Oliveira de Paula, Maristela de Cássia Seudo Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.