Energia e proteína na reprodução de fêmeas bovinas
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n12a703.1-9Palavras-chave:
Baixos índices reprodutivos, eficiência reprodutiva, fêmea bovina, nutriçãoResumo
Vários fatores afetam o desempenho reprodutivo das fêmeas, dentre eles os que se destacam são: a nutrição inadequada com déficits ou alto consumo de energia e proteína, o balanço energético negativo, influenciando principalmente o retorno à ciclicidade em vacas de alta produção e o escore de condição corporal, pois vacas com valore acima de 7 ou abaixo de 5, não desempenham um bom papel reprodutivo. A nutrição tem um papel reconhecidamente importante por afetar diretamente aspectos da fisiologia e consequentemente o desempenho reprodutivo na fêmea bovina. Entre os índices reprodutivos observa-se a queda da fertilidade, principalmente em vacas leiteiras, devido ao balanço energético negativo (BEN), evidenciado pela queda no escore de condição corporal (ECC) pós-parto. A ingestão insuficiente de energia está intimamente ligada ao baixo desempenho reprodutivo da fêmea bovina, ao atraso na idade à puberdade e no intervalo da primeira ovulação e cio pós-parto, redução nas taxas de concepção e de prenhez. Baixos níveis de proteína na dieta animal podem acarretar redução de aminoácidos na circulação, com redução da secreção pulsátil de LH e consequente redução da fertilidade. Este trabalho tem como objetivo discutir a influência da energia e proteína na alimentação como causa de aumento no período de serviço das fêmeas e conseqüentemente a uma diminuição na eficiência reprodutiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luiz Fernando Cozer, Paola Risques, Jeniffer Claudia Silva, Claudia Dias Monteiro Toma, Inês Gameiro Colvara, Armando de Mattos Carvalho, Marcos Ferrante, Hugo Shisei Toma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.