Postoplastia em touro nelore acometido com acrobustite: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n12a714.1-5Palavras-chave:
Bovino, inflamação do prepúcio, reproduçãoResumo
Objetivou-se com esse trabalho descrever um caso de acrobustite, caracterizada pela inflamação da extremidade do prepúcio em touros, causando infertilidade, perdas reprodutivas e econômicas. É considerada como uma das principais patologias do aparelho reprodutivo de touros zebuínos, tendo em vista suas características anatômicas e morfológicas. Este estudo descreve um caso de acrobustite diagnosticada em um touro Nelore. No exame clínico, observou-se aumento de volume e tamanho no prepúcio, com consistência firme à palpação com formação de tecido granulomatoso, estenose do óstio prepucial, extremidade do pênis voltada caudaumente e com impossibilidade de exposição do pênis. O tratamento escolhido foi à a postoplastia, com amputação parcial da porção prepucial acometida. Utilizando-se no pós-operatório limpeza da ferida, ducha com água fria, antibioticoterapia a base de penicilina associada com Piroxicam, pomada cicatrizante e Bactrovet Prata. Dessa forma, o procedimento cirúrgico foi executado com êxito obtendo uma rápida recuperação do animal, permitindo com que o mesmo retornasse a vida reprodutiva 60 dias após o procedimento cirúrgico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 José Pires de Carvalho Neto, Pedro Ferreira de Sousa Junior, Leontina Nascimento Ribeiro, Jackson Breno Gomes Dantas, Manoel Lopes da Silva Filho, Sued Felipe Lacerda Barjud, Flávio Vieira de Sousa, Nathália Barreira Sales Sampaio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.