Antibioticoterapia para tratamento das afecções respiratórias de equinos: Revisão
DOI:
Palavras-chave:
Antimicrobiano, equinos, infecçãoResumo
Dentre as infecções que acometem os equinos, as do sistema respiratório ocupam o segundo lugar em prevalência sendo recomendada a antibioticoterapia como tratamento. Acerca das principais podemos citar a adenite infecciosa equina, pneumonias, rodococose e as sinusites, e para uma terapia antimicrobiana adequada no tratamento dessas enfermidades é necessário considerar alguns fatores, que envolvem desde a espécie animal, o microrganismo causador da infecção e o medicamento a ser utilizado. Visto isso, é de suma importância o conhecimento dos antibióticos, seus mecanismos de ação e quais patógenos são sensíveis aos mesmos, para que seja realizada uma terapia correta, evitando assim a evolução das afecções respiratórias para processos crônicos e mais complexos. Objetivou-se realizar uma revisão de literatura sobre antibioticoterapia utilizada para tratamento das principais infecções do sistema respiratório em equinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cristiane Ferreira Machado, Adriano da Silva Bezerra, Andressa Ilana Lôbo Guedes, Cristina Ferreira Machado, Luiz Henrique Oliveira de Souza, Dinamérico de Alencar Santos Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.