Histologia da cervix de ovelhas Santa Inês submetidas à técnica de inseminação por retração cervical
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n12a712.1-4Palavras-chave:
Inflamação,reorganização tecidual,transcervicalResumo
Este ensaio teve como objetivo avaliar a técnica de inseminação artificial por retração cervical (IRC) nos parâmetros histológicos da cervix de ovelhas da raça Santa Inês. Foram utilizadas três ovelhas pluríparas, cíclicas, quatro anos de idade, peso vivo 54,30 ± 1,20 kg e escore de condição corporal 3,0, destinadas ao abate. Ao momento do estro, duas ovelhas foram submetidas à técnica de inseminação por retração cervical (IRC). Foram considerados três momentos distintos para abate das ovelhas: “0h”, representado pela ovelha sem técnica IRC; “24h” e “72h” após a técnica IRC, abatendo-se as duas ovelhas nestes respectivos momentos. As cervix foram coletadas e preparadas para avaliação histológica. Os cortes histológicos demonstraram integridade tecidual ao momento do estro (sem IRC) e reação inflamatória intensa 24 horas após a IRC, com presença de hemorragia, edema e degeneração celular. Entretanto, foi observado que este quadro inflamatório se atenuou, com reorganização tecidual em até 72 horas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caio Tácito Gomes Alvares, Carla Cristina Romano, Jurandir Ferreira da Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.