Estudo do efeito do gado na transmissão da malária na localidade de Massavasse distrito de Chókwè, província de Gaza, Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n12a701.1-9Palavras-chave:
Malária, zooprofilaxia, gado bovino, Anopheles arabiensisResumo
A zooprofilaxia é uma estratégia usada no controle da doença mediante o uso de animais, tendo-se mostrado eficaz em alguns países. Este trabalho objetivou avaliar o efeito do gado na transmissão da malária na localidade de Massavasse, distrito do Chóckwè. Mosquitos foram colhidos em casas com currais e sem currais durante a noite por armadilhas de luz e de tendas. A classificação das espécies foi feita pela chaves morfológicas, a determinação dos índices de infeção (IF) foi feita por ELISA e as diferenças entre casas com currais e sem currais testadas pelo teste χ2. Os resultados indicam não haver diferenças nos IF entre mosquitos do complex An. funestus encontrados juntos das casas com currais (0,92% ± 0,64% n = 217) e os de casas sem currais (0,47% ± 0,47% n = 211), (P = 0,51; Teste exacto de Fisher) capturados por armadilhas de tendas. O mesmo foi observado em relação os espécimes capturados por armadilhas de luz entre as casas com currais (2,3% ± 1,3% n = 130) e as de casas sem currais (1,67% ± 1,17% n = 120) (P = 0,54; Teste exacto de Fisher). Nenhum dos 616 mosquitos do complex An. gambiae (An. arabiensis) foi encontrado positivo em casas com e sem currais. Entretanto, dos 678 mosquitos analisados da espécie An. funestus, 8 foram encontrados infectados. Estes resultados indicam que o An. funestus foi o principal vector da malária durante o período da realização deste estudo. O fato de não se ter encontrado mosquitos de An. arabiensis infectados sugere que estes possam se alimentar no gado. Contudo, estudos mais detalhados são necessários para avaliar o potencial do uso do gado para a zooprofilaxia da malária nas condições concretas de Moçambique.
Palavras chave: Malária, zooprofilaxia, gado, Anopheles arabiensis
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Venâncio Merique Nhavoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.