Osteoartrose de quadril em cães e gatos: Revisão
DOI:
https://doi.org/https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n02a1347Palavras-chave:
Artrite, articulação, cães, dor, gatos, osteoartrose, quadrilResumo
Osteoartrose ou doença articular degenerativa é uma afecção comum em cães e gatos com grande relevância na medicina veterinária, acometendo principalmente membros locomotores do quadril e prejudicando a qualidade de vida do paciente. Por promover uma degeneração dos componentes articulares, trata-se de uma enfermidade progressiva e de ação lenta, a qual ocorre por diversos fatores. Essa pode ser primária, secundária ou erosiva havendo também classificações com que diz respeito ao grau da doença do animal. O diagnóstico, apesar de ser de difícil detecção na fase inicial, é baseado nos achados clínicos, exame físico de palpação dos membros afetados e exames de imagem que concluem o diagnóstico com precisão. Os tratamentos são inúmeros e dependem de diversos fatores, assim como o prognóstico, que incluem membro afetado, grau de lesão, histórico do paciente entre outros parâmetros a serem analisados. Atualmente ainda há discussões entre os profissionais sobre o melhor método de conduta, principalmente para o tratamento, mas cada vez mais os resultados tem se mostrado mais satisfatórios. Diante de tal complexidade, o presente artigo tem como objetivo aprofundar os estudos com enfoque no quadril que é uma das mais acometidas na rotina da clínica veterinária de pequenos animais, permitindo uma maior eficiência no tratamento e evolução da compreensão da dor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlia Maria de Oliveira Soares, Victor Scalia Carneiro de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.