Laceração iatrogênica de aorta abdominal em cão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n02a1350Palavras-chave:
Cirurgia, cistocentese, trauma, ultrassonografia abdominalResumo
A ultrassonografia abdominal associada a cistocentese é um método diagnóstico comum na investigação de afecções do trato urinário de cães e gatos. Essa técnica é usada para aspirar determinado volume de urina para análises laboratoriais. Apesar de considerada uma técnica segura, pode causar extravasamento de urina na cavidade peritoneal, lesões na parede da bexiga e em estruturas adjacentes. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma cistocentese em um cão macho, que se movimentou bruscamente durante a coleta, resultando em um trauma de artéria aorta abdominal. O paciente foi encaminhado para atendimento emergencial, onde foi realizada oxigenoterapia, fluidoterapia, aplicação da bandagem compressiva, transfusão sanguínea e administração de drogas vasoativas e inotrópicas positivas. Contudo, ainda se tornou necessário a intervenção cirúrgica, na qual foi realizada uma celiotomia exploratória. No transoperatório foi identificada uma laceração na ramificação ilíaca da aorta abdominal caudal. Está laceração foi corrigida através da sutura da parede do vaso com fio absorvível em padrão simples contínuo. Após o procedimento cirúrgico o paciente foi encaminhado para acompanhamento em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), até estabilização dos sinais vitais e reposição do volume eritrocitário, apresentando uma recuperação positiva e recebendo alta após 10 dias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rafael Soares Amaral, Stefani ferreira santos, Farah de Andrade, Ana Paula Fadel Souto, João Thiago Bastos Gogola, Monica Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.