Estudo retrospectivo de tumor venéreo transmissível em cães na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n02a1342Palavras-chave:
Canis familiaris, faixa etária, linfossarcoma, órgãos genitaisResumo
O Tumor Venéreo Transmissível (TVT) é uma neoplasia contagiosa e sexualmente transmissível, conhecida também como sarcoma infeccioso, linfossarcoma venéreo e Tumor de Sticker. O objetivo geral deste artigo foi verificar a ocorrência de casos de TVT em cães na cidade de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul, em relação ao sexo, idade, áreas acometidas e citologia. Os resultados apresentaram uma prevalência maior em animais fêmeas 116 (67%) que machos 57 (33%) adultos. Quanto à localização, apresentou uma ocorrência maior na região genital, seguido de outras localidades. Quanto à citologia, foram descritas em algumas fichas a presença de células arredondadas, com núcleo redondo, alguns rechaçados para periferia, contendo cromatina grosseira e nucléolos evidentes. Dessa forma, é importante enfatizar que campanhas de prevenção devem ser realizadas com o intuito de esclarecer aos proprietários a importância de não deixar os animais soltos nas ruas, pois atuam como reservatório em potencial para o TVT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila de Souza Pedrozo, Loraine Baldissarelli de Abreu, Paula Eduarda Valderino Silva, Rayssa Ludmila Menegatti Menegatti, Cristiane Maria Fernandes de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.